Calendário Detalhado para Observação das Estrelas
3 de setembro: Lua Nova
A Lua Nova ocorrerá em 3 de setembro, às 01:55 GMT. Neste ponto, nosso satélite natural estará entre a Terra e o Sol, então seu lado brilhante estará voltado para longe da Terra. É o melhor momento para observação de estrelas, pois a luz da Lua não interferirá na visão.
5 de setembro: Mercúrio na maior elongação oeste
Em 5 de setembro, às 01:59 GMT, Mercúrio (mag -0.4) aparecerá em sua distância aparente mais longe a oeste do Sol: os corpos celestes estarão separados por 18°6'. O evento é chamado de maior elongação. É o melhor momento para observar Mercúrio, então não perca a chance!
8 de setembro: Saturno em oposição
Em 8 de setembro, às 04:35 GMT, Saturno atingirá a oposição e brilhará no seu máximo, com uma magnitude de 0.6. O planeta anelado estará localizado na constelação de Aquário, parecendo um ponto amarelado a olho nu. Você verá a forma oval de Saturno com um par de binóculos, mas precisará de um pequeno telescópio para ver seus anéis.
17 de setembro: Lua próxima a Saturno; ocultação lunar de Saturno
• Hora da conjunção: 10:14 GMT
• Distância da conjunção: 0°18'
• Hora da aproximação mais próxima: 10:11 GMT
• Distância da aproximação mais próxima: 0°16'
Em 17 de setembro, a Lua, com 96.9% de iluminação, estará próxima a Saturno (mag 0.6). Ambos os objetos estarão na constelação de Aquário. Observe-os a olho nu ou através de um par de binóculos. Observadores do oeste dos Estados Unidos contíguos, Austrália, oeste do Canadá e noroeste do México também verão a ocultação lunar de Saturno.
18 de setembro: Lua Cheia, Superlua, eclipse lunar parcial
A Lua Cheia da Colheita ocorrerá em 18 de setembro, às 02:34 GMT. Nosso satélite natural estará na constelação de Peixes. Tecnicamente, a Lua Cheia dura apenas um momento, quando a Lua está do lado oposto da Terra em relação ao Sol, mas o disco lunar parecerá cheio um dia antes e depois disso.
Esta Lua Cheia será uma Superlua. Ela parecerá 7,8% maior e 15,6% mais brilhante do que a média da Lua Cheia.
Além disso, no mesmo dia, entre 02:12 GMT e 03:15 GMT, a Lua passará pela sombra umbral da Terra, criando um eclipse lunar parcial. A Lua estará 3,5% nessa sombra. O eclipse lunar parcial será visível da Europa, grande parte da Ásia, África, América do Norte, América do Sul, Ártico e Antártida.
21 de setembro: Netuno em oposição
Em 21 de setembro, às 00:17 GMT, Netuno atingirá a oposição e brilhará no seu máximo, com uma magnitude de 7,8. O planeta estará na constelação de Peixes. Mesmo no seu ponto mais brilhante, Netuno só pode ser visto com auxílio óptico, como binóculos ou um telescópio.
22 de setembro: Equinócio de setembro
O equinócio de setembro marca o início do outono no Hemisfério Norte e o primeiro dia da primavera no Hemisfério Sul. Em 2024, o equinócio ocorrerá em 22 de setembro, às 12:44 GMT.
23 de setembro: Lua próxima a Júpiter
• Hora da aproximação mais próxima: 22:39 GMT
• Distância da aproximação mais próxima: 5°49'
Em 23 de setembro, a Lua, com 69,8% de iluminação, estará próxima a Júpiter (mag -2.4). Ambos os objetos estarão na constelação de Touro. Observe-os a olho nu.
25 de setembro: Lua próxima a Marte
• Hora da aproximação mais próxima: 12:40 GMT
• Distância da aproximação mais próxima: 4°52'
Em 25 de setembro, a Lua, com 47,6% de iluminação, estará próxima a Marte (mag 0.5). Ambos os objetos estarão na constelação de Touro. Observe-os a olho nu ou através de um par de binóculos.