Calendário Detalhado para Observação das Estrelas
1 de Dezembro: Lua Nova
A Lua Nova ocorrerá no dia 1 de dezembro, às 06:21 GMT. Neste momento, o nosso satélite natural estará entre a Terra e o Sol, fazendo com que seu lado iluminado fique voltado para longe da Terra. É o melhor momento para observação de estrelas, pois a luz da Lua não interferirá na visão.
4 de Dezembro: Lua perto de Vênus
• Horário da conjunção: 22:40 GMT
• Distância da conjunção: 2°24'
• Horário da aproximação mais próxima: 23:34 GMT
• Distância da aproximação mais próxima: 2°12'
No dia 4 de dezembro, a Lua, com 10% de sua superfície iluminada, estará próxima a Vênus (mag -4.2). Ambos os objetos estarão na constelação de Sagitário. Observe-os a olho nu ou através de um par de binóculos.
7 de Dezembro: Júpiter em Oposição
No dia 7 de dezembro, às 20:58 GMT, Júpiter estará em oposição e brilhará com a sua maior magnitude, -2.8. O planeta estará na constelação de Touro. Júpiter se tornará o objeto mais brilhante semelhante a uma estrela após a "estrela da manhã" Vênus e será claramente visível a olho nu, embora binóculos ou um telescópio forneçam uma visão mais detalhada do planeta e suas quatro maiores luas.
8 de Dezembro: Lua perto de Saturno; ocultação lunar de Saturno
• Horário da conjunção: 08:49 GMT
• Distância da conjunção: 0°18'
No dia 8 de dezembro, a Lua, com 48,4% de sua superfície iluminada, estará próxima a Saturno (mag 1.0). Ambos os objetos estarão na constelação de Aquário. Observe-os a olho nu ou através de um par de binóculos. Observadores do leste da Indonésia, Japão, leste das Filipinas e noroeste da Papua Nova Guiné também poderão ver a ocultação lunar de Saturno.
14 de Dezembro: Pico da Chuva de Meteoros Geminídeas
A Chuva de Meteoros Geminídeas ocorrerá de 4 a 20 de dezembro e atingirá seu pico em torno do dia 14. Seu ponto radiante está localizado na constelação de Gêmeos. Sob condições ideais, você poderia ver até 150 meteoros por hora. Infelizmente, este ano, a chuva atinge sua atividade máxima um dia antes da Lua Cheia, então o brilho lunar provavelmente ofuscará a maioria dos meteoros.
14 de Dezembro: Lua próxima a Júpiter
• Horário de aproximação mais próxima: 18:43 GMT
• Distância de aproximação mais próxima: 5°26'
Em 14 de dezembro, a Lua, com 98% de iluminação, estará próxima a Júpiter (mag -2.8). Ambos os objetos estarão na constelação de Touro. Observe-os a olho nu.
15 de Dezembro: Lua Cheia
A Lua Cheia Fria ocorrerá em 15 de dezembro, às 09:02 GMT. Nosso satélite natural estará na constelação de Touro. Tecnicamente, a Lua Cheia dura apenas um momento, quando a Lua está do lado oposto da Terra em relação ao Sol, mas o disco lunar parecerá cheio um dia antes e depois desse momento.
18 de Dezembro: Lua próxima a Marte; ocultação lunar de Marte
• Horário da conjunção: 08:46 GMT
• Distância da conjunção: 1°00'
• Horário de aproximação mais próxima: 09:13 GMT
• Distância de aproximação mais próxima: 0°52'
Em 18 de dezembro, a Lua, com 92,3% de iluminação, estará próxima a Marte (mag -0.9). Ambos os objetos estarão na constelação de Câncer. Observe-os a olho nu ou através de um par de binóculos. Observadores do Canadá, Groenlândia, Rússia Oriental e Alasca também verão a ocultação lunar de Marte.
21 de Dezembro: Solstício de Dezembro
O solstício de dezembro marca o primeiro dia do inverno astronômico no Hemisfério Norte e o primeiro dia do verão no Hemisfério Sul. Em 2024, acontecerá em 21 de dezembro, às 09:20 GMT. Será o dia mais curto no Hemisfério Norte; em contrapartida, o Hemisfério Sul experimentará a maior quantidade de luz solar e o dia mais longo do ano.
22 de Dezembro: Pico da chuva de meteoros Ursídeas
A chuva de meteoros Ursídeas acontecerá de 17 a 26 de dezembro e terá seu pico em torno de 22 de dezembro. Procure seu ponto radiante na constelação da Ursa Menor. Sob condições ideais, você poderá ver até 10 meteoros por hora. Este ano, a chuva de meteoros terá seu pico próximo à Lua em Quarto Minguante. Observe a chuva de meteoros após o pôr do sol até o nascer da lua. As Ursídeas serão melhor visualizadas do Hemisfério Norte.
25 de Dezembro: Mercúrio na maior elongação ocidental
Em 25 de dezembro, às 01:59 GMT, Mercúrio (mag -0.4) aparecerá na sua maior distância aparente a oeste do Sol: os corpos celestes estarão separados por 22°. O evento é chamado de maior elongação. É o melhor momento para observar Mercúrio, então não perca a chance!
30 de Dezembro: Lua Nova
A Lua Nova ocorrerá em 30 de dezembro, às 22:27 GMT. Neste ponto, nosso satélite natural estará entre a Terra e o Sol, portanto seu lado brilhante estará voltado para longe da Terra. É o melhor momento para observação de estrelas, pois a luz da Lua não atrapalhará a visão.